Receitas aromáticas para aumentar a Imunidade

RESUMO: Neste post você vai encontrar dicas e 3 Receitas poderosas de Aromaterapia (até para bebês) com Óleos Essenciais –  para fortalecer a Imunidade e ajudar o corpo no restabelecimento em casos de gripes e resfriados. Fácil e com passo a passo.

O nosso corpo foi criado com tanta inteligência e sabedoria que temos um sistema especial de proteção e atenção para nos manter bem longe de enfermidades. Sim! Estamos falando sobre imunidade! Este é um sistema muito poderoso que já vem de fábrica e que já o salvou muitas vezes. Porém, infelizmente, devido a uma série de fatores, especialmente ligados ao nosso estilo e hábitos de vida, dificuldades emocionais, preocupações em excesso etc, esse grande exército interno de proteção vai sendo abalado e então necessitamos oferecer algum reforço. Para auxiliar nosso corpo nesse processo é fundamental garantirmos boas noites de sono (de qualidade), uma alimentação balanceada que atenda as necessidades nutricionais e mais disciplinada (sem pular refeições, sem excessos e mastigar bem os alimentos), a ingestão suficiente de água que é fonte de energia primordial para o nosso organismo e inclusive realizar atividades que coloquem nosso corpo em movimento, como exercícios físicos, alongamentos etc. 

DICA IMPORTANTE: Você deve saber que manter a mente saudável é um ponto chave para garantir o equilíbrio constante do corpo. Muitas pesquisas e estudos discutidos pelas mais diversas linhas, mostram que as doenças e os desequilíbrios como um todo têm origem em padrões mentais disfuncionais. Além disso, ao cuidar das emoções e sentimentos, administrando melhor o medo e a preocupação em excesso, por exemplo, regulamos o nível de estresse do nosso organismo deixando de produzir substâncias tóxicas que afetam nossas defesas.  Então, quando pensar em reforçar seu sistema imunológico, esteja também atento sobre como você tem cuidado de sua mente e gerenciado suas emoções. 

Há muitos recursos naturais que podem fortalecer a nossa imunidade e até mesmo nos auxiliar na recuperação em casos de doenças respiratórias, desde gripes e resfriados, até problemas mais sérios e crônicos. Hoje, compartilho com vocês algumas receitas da Aromaterapia que você pode utilizar como forma de prevenção. Aqui no Canadá eu sempre utilizo antes e durante o período de inverno. Utilize também sempre que observar os primeiros sinais de gripes e resfriados e em casos de surtos e epidemias, para manter-se sempre bem .

A Aromaterapia utiliza os Óleos Essenciais que são substâncias muito concentradas extraídas das plantas para o tratamento de questões diversas. Para as sugestões abaixo esteja atento para utilizar somente Óleos Essenciais ( e não essências sintéticas) que sejam 100% puras e siga atentamente as orientações. Vamos às receitas:


RECEITA 1: Essa receita é a que eu utilizo há bastante tempo e compartilho com amigos e pacientes e que tem me garantido ficar longe de gripes e resfriados há alguns anos. Essa receita não é indicada para crianças (como existem algumas restrições, vou deixar a seguir dicas mais seguras também para os pequenos ). O que você vai precisar:

  • Recipiente escuro de vidro – rollon ou outro tipo – bem limpo e esterilizado
  • 10 ml de Óleo Vegetal 100% puro (como óleo de Semente de Uva) ou Azeite de Oliva Extra Virgem de boa qualidade
  • 4 gotas de Óleo  de Essencial de Eucalipto Glóbulos
  • 2 gotas de Óleo  de Essencial de Tea Tree

Coloque a quantidade de Óleo Vegetal ou azeite indicada e pingue as gotas de Óleos Essenciais. Agite um pouco e está pronto! Aplique diariamente, na sola dos pés ou em seu peito – até ser totalmente absorvido na pele –  pela manhã e antes de dormir.

Você pode ainda: Utilizar uma colher de sopa de Azeite de Oliva Extra Virgem e na própria colher pingar 2 gotas de um dos óleos e aplicar nas regiões indicadas.


RECEITA 2 – Pode ser utilizada por crianças, inclusive bebês (respeitando a quantidade). Utilizar os Óleos Essenciais no aromatizador além de fortalecer a imunidade ainda mantém o ambiente livre de germes. Você vai precisar de:

  • Aromatizador de tomada ou aromatizador elétrico para óleos essenciais
  • Sugestão de óleos essenciais: Tea Tree ou Bergamota ou Limão.

No aromatizador coloque um pouco de água, respeitando o limite recomendado pelo fabricante (no caso do aromatizador para plugar diretamente na tomada, coloque uma quantidade de água, deixando um pequeno espaço até chegar na borda) e pingue:

Para crianças: 3 gotas de apenas um destes óleos acima. Coloque no quarto da criança no momento de dormir (e deixe lá durante toda a noite) ou deixe em um ambiente em que ela permanecerá durante o dia em um tempo superior a 1 hora.  

Dica extra com Óleo de Lavanda: Em uma colher de sopa coloque o Óleo vegetal de sua preferência e pingue uma gota de Óleo Essencial de Lavanda Francesa, para fortalecer a imunidade e ainda ajudar no sono. 

Para adultos: Você pode combinar até 3 tipos diferentes de Óleos, respeitando a quantidade total de 6 gotas. Coloque em um ambiente em que a família se encontra reunida e permaneça neste espaço por no mínimo 1 hora. Dica extra: Em uma colher de sopa coloque o óleo vegetal 100% puro – como o óleo de Semente de Uva por exemplo ou azeite de oliva extra virgem de boa qualidade e pingue duas gotas de Óleo Essencial de Tea Tree e aplique no peito ou na sola dos pés.

Atente-se para deixar o aromatizador fora do alcance das crianças e animais de estimação. Se houver animais de estimação no ambiente, utilize a quantidade de óleos indicada para as crianças.


RECEITA 3 – Essa dica é uma super receita compartilhada pela Aromaterapeuta Daiana Petry da Harmonie Aromaterapia. 

Essa receita é bem completa. Crianças pequenas podem utilizar nas mãos como antisséptico e se for utilizar na região peitoral deve ser retirado o Óleo de Eucalipto da receita. Eu realizei uma adaptação, modificando um dos óleos essenciais para facilitar o preparo para pessoas em diferentes cidades/países e incluí minha sugestão de utilizar o Azeite de Oliva 100% puro extra virgem. O que você vai precisar:

  • 30 ml de álcool gel 70 sem fragrância (aquele de farmácia, antisséptico para as mãos) ou um Óleo Vegetal 100% puro como Óleo de Semente de Uva ou ainda Azeite de Oliva extra virgem
  • 6 gotas de Óleo Essencial de Eucalipto Glóbulos 
  • 6 gotas de Óleo Essencial de Tea Tree
  • 6 gotas de Óleo Essencial de Tangerina
  • 3 gotas de Óleo Essencial de Tomilho
  • 2 gotas de Óleo Essencial de Lemongrass ou Litsea Cubeba

Pingue as gotas de Óleos Essenciais – a quantidade indicada – no gel e misture. Manter em embalagem esterilizada. Aplique diariamente na região peitoral – timo. 

Essas são as dicas e receitas especiais que selecionei especialmente para você! Acompanhe os posts para se manter mais pleno e saudável sempre! Siga as redes sociais no Instagram (@infinitu8oficial) e também no Facebook (Equilíbrio da Mente e Infinitu8).

 

Com todo amor,

Natalia Loyola

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s